Segredos do jornalismo online: aumente sua
presença nas redes sociais, mesmo tendo poucos amigos e poucos seguidores no
Twitter.
por @riolog (Sergio da Motta e Albuquerque)
Suponha
que você não tem muitos amigos no Facebook, e muito poucos seguidores no
Twitter. E que publique artigos no seu blog, ou em jornais online. A coisa não
vai bem. Pouca gente lê o que você escreve. Mesmo postando várias vezes no
Facebook e no microblog, ainda são muito poucos os leitores. Apenas 16% do que
você posta no Facebook atinge as pessoas-alvo. A maioria nem vê a matéria que
você postou.
Durante
anos eu tive este problema: tinha certeza da qualidade do meu trabalho (a
primeira exigência para aumentar seu público), porque mesmo sem divulgação,
apenas por inércia, eu consegui bons resultados. Eu publico num
veículo bem conhecido da imprensa brasileira, naquele que já foi qualificado
como "o periódico de maior credibilidade da imprensa brasileira" há alguns anos. Já
fui republicado em diversos jornais, e no Clube de Jornalistas de Lisboa. E eu
já tive grandes problemas para divulgar o meu trabalho.
Agora
vou socializar o que aprendi para levantar um público razoável para meus
artigos. Se você acabou de sair da Escola de Jornalismo, aproveite a dica.
Serve para blogueiros, jornalistas, jornalistas-cidadãos, comentaristas e
assessores da imprensa.
Em
primeiro lugar, faça uma lista dos distribuidores de notícias que existem
dentro do Facebook. Distribua suas matérias entre eles, mas não pare por aí. A
simples distribuição não vai lhe trazer mais leitores. O segredo para o
aumento de leitores no Facebook reside em apresentar sua matéria ao público
certo. Aquele que quer ler o seu texto. Exemplo: você acabou de escrever um
texto sobre ataques de hackers e quer distribuir. Para isso, use a pesquisa do
Facebook. Procure por "Hackers", "computação",
"tecnologia" e outros temas relacionados ao que você escreveu.
A
resposta da pesquisa vai trazer as páginas com conteúdo adapta-se ao seu. Agora
tudo que tens a fazer é apresentar seu texto a elas - sejam de amigos ou não.
Se você não puder postar diretamente, utilize a mensagem direta. A norma que você deve absorver é a seguinte: procure seu público com a
pesquisa do Facebook para encontrar gente com interesses semelhantes.
Não caia na inércia e nem se esqueça de enviar o artigo para a turma que
distribui matérias nesta rede social. Se você fizer a coisa certa, e tiver
algum talento para a escrita, os resultados virão com certeza.
Com
o Twitter, o segredo é o mesmo: procurar gente com quem você compartilha
interesses. Para concordar ou discordar. Use a pesquisa do Twitter. Utilize o
caractere "#" antes do termo pesquisado. Depois repita a pesquisa,
desta vez sem o "#". Procure com cuidado entre os resultados. Você
vai encontrar gente a falar daquilo que você escreveu. Ou
pessoas que postam mensagens que de alguma forma estejam ligadas aquilo que
você está querendo apresentar e divulgar.
Não
se preocupe com seu pequeno número de seguidores. No Twitter, você pode
dialogar com todos. Não é necessário mandar mensagens individuais, não.
Quando você encontrar um bom interlocutor, alguém que esteja
comentando algo que tenha relação com o que você escreveu, clique em
"responder", na caixa de mensagem dele (o seu interlocutor), e
utilize a seguinte sintaxe:
Em
primeiro lugar, depois do nome da pessoa, deixe um espaço e escreva o seu Twitter. Vou usar o meu
Twitter (@riolog) como exemplo (neste caso, você estaria mandando uma mensagem
para mim).Assim:
@riolog
@o
seu nome no twitter
O
nome do destinatário deve sempre vir na frente, seguido de um espaço e depois
do seu nome no Twitter. Assim você pode conversar com todos no
Twitter sem ter que seguir ou ser seguido por ninguém. A conversa será, é
claro, a indicação do seu artigo. A estrutura dos dois arrobas também coloca
você em contato com qualquer pessoa no Twitter, por isso tome cuidado e seja
educado. Você começou uma conversa. Agora não vá deixar seu interlocutor
falando sozinho. Clique em "conectar", lá em cima, na barra preta. Você
verá as respostas das pessoas que você contatou. Continue as conversas e você vai aumentar seu número de seguidores.
Na
realidade, você não precisa de nenhum seguidor, para contatar alguém e enviar
seu link. É só seguir a estrutura dos dois arrobas. Sem esquecer que o nome da
pessoa vem primeiro, há um espaço depois, e então o seu nome. Esta sintaxe vai
aumentar seu impacto no microblog e ainda vai lhe trazer seguidores. Mas não se
esqueça que seu trabalho deve ser de qualidade. Contatar alguém com material ruim não vai adiantar nada. Boa sorte nas redes.