segunda-feira, 25 de março de 2013

Como aumentar o número dos seus leitores nas redes sociais


Segredos do jornalismo online: aumente sua presença nas redes sociais, mesmo tendo poucos amigos e poucos seguidores no Twitter.
                                                    por @riolog (Sergio da Motta e Albuquerque)

Suponha que você não tem muitos amigos no Facebook, e muito poucos seguidores no Twitter. E que publique artigos no seu blog, ou em jornais online. A coisa não vai bem. Pouca gente lê o que você escreve. Mesmo postando várias vezes no Facebook e no microblog, ainda são muito poucos os leitores. Apenas 16% do que você posta no Facebook atinge as pessoas-alvo. A maioria nem vê a matéria que você postou.

Durante anos eu tive este problema: tinha certeza da qualidade do meu trabalho (a primeira exigência para aumentar seu público), porque mesmo sem divulgação, apenas por inércia, eu consegui bons resultados. Eu publico num veículo bem conhecido da imprensa brasileira, naquele que já foi qualificado como "o periódico de maior credibilidade da imprensa brasileira" há alguns anos. Já fui republicado em diversos jornais, e no Clube de Jornalistas de Lisboa. E eu já tive grandes problemas para divulgar o meu trabalho.

Agora vou socializar o que aprendi para levantar um público razoável para meus artigos. Se você acabou de sair da Escola de Jornalismo, aproveite a dica. Serve para blogueiros, jornalistas, jornalistas-cidadãos, comentaristas e assessores da imprensa.

Em primeiro lugar, faça uma lista dos distribuidores de notícias que existem dentro do Facebook. Distribua suas matérias entre eles, mas não pare por aí. A simples distribuição não vai lhe trazer mais leitores. O segredo para o aumento de leitores no Facebook reside em apresentar sua matéria ao público certo. Aquele que quer ler o seu texto. Exemplo: você acabou de escrever um texto sobre ataques de hackers e quer distribuir. Para isso, use a pesquisa do Facebook. Procure por "Hackers", "computação", "tecnologia" e outros temas relacionados ao que você escreveu.

A resposta da pesquisa vai trazer as páginas com conteúdo adapta-se ao seu. Agora tudo que tens a fazer é apresentar seu texto a elas - sejam de amigos ou não. Se você não puder postar diretamente, utilize a mensagem direta. A norma que você deve absorver é a seguinte: procure seu público com a pesquisa do Facebook para encontrar gente com interesses semelhantes. Não caia na inércia e nem se esqueça de enviar o artigo para a turma que distribui matérias nesta rede social. Se você fizer a coisa certa, e tiver algum talento para a escrita, os resultados virão com certeza.

Com o Twitter, o segredo é o mesmo: procurar gente com quem você compartilha interesses. Para concordar ou discordar. Use a pesquisa do Twitter. Utilize o caractere "#" antes do termo pesquisado. Depois repita a pesquisa, desta vez sem o "#". Procure com cuidado entre os resultados. Você vai encontrar gente a falar daquilo que você escreveu. Ou pessoas que postam mensagens que de alguma forma estejam ligadas aquilo que você está querendo apresentar e divulgar.

Não se preocupe com seu pequeno número de seguidores. No Twitter, você pode dialogar com todos. Não é necessário mandar mensagens individuais, não. Quando você encontrar um bom interlocutor, alguém que esteja comentando algo que tenha relação com o que você escreveu, clique em "responder", na caixa de mensagem dele (o seu interlocutor), e utilize a seguinte sintaxe:
Em primeiro lugar, depois do nome da pessoa, deixe um espaço e escreva o seu Twitter. Vou usar o meu Twitter (@riolog) como exemplo (neste caso, você estaria mandando uma mensagem para mim).Assim:

@riolog @o seu nome no twitter

O nome do destinatário deve sempre vir na frente, seguido de um espaço e depois do seu nome no Twitter. Assim você pode conversar com todos no Twitter sem ter que seguir ou ser seguido por ninguém. A conversa será, é claro, a indicação do seu artigo. A estrutura dos dois arrobas também coloca você em contato com qualquer pessoa no Twitter, por isso tome cuidado e seja educado. Você começou uma conversa. Agora não vá deixar seu interlocutor falando sozinho. Clique em "conectar", lá em cima, na barra preta. Você verá as respostas das pessoas que você contatou. Continue as conversas e você vai aumentar seu número de seguidores.

Na realidade, você não precisa de nenhum seguidor, para contatar alguém e enviar seu link. É só seguir a estrutura dos dois arrobas. Sem esquecer que o nome da pessoa vem primeiro, há um espaço depois, e então o seu nome. Esta sintaxe vai aumentar seu impacto no microblog e ainda vai lhe trazer seguidores. Mas não se esqueça que seu trabalho deve ser de qualidade. Contatar alguém com material ruim não vai adiantar nada. Boa sorte nas redes.
      



União Mundial de Blogueiros

Tech online

Tech online

especializada em alta-tecnologia

Uma das publicações mais procuradas

A revista mais irada dos nerds!

Arte e técnica: o melhor nas high-tech notícias

Notícias do mundo digital

Notícias do mundo digital
era um site de downloads...

A revista das redes sociais

Info Online - Em Português

El País em Português

O grande de New York

Fogueira das Vaidades

Revista muito respeitada

Portal de Notícias do IG

The Guardian. Um dos melhores.

Parlez-vous?


Documentário "A Revolução digital" - The Digital Revolution"

Assista o documentário apresentado pela Drª Aleks Krototsky, que mostra a evolução da web. Ela traz os maiores nomes da rede, como Tim Berners-Lee, e os presidentes das maiores companhias da internet, para entendermos como ela vem mudando nossas vidas. E como vem sendo transformada de uma grande empreitada coletiva internacional, num "jardim murado", que é propriedade das grandes companhias da web. Teria ela fugido de sua finalidade original? Onde nos leva a experiência com a internet?
Assista ele todo aqui:
http://topdocumentaryfilms.com/virtual-revolution/

Este abaixo é o episódio 1. os outros estão na mesma página (são 4 no total).

http://www.youtube.com/watch?v=NPD4Ep_J81k&list=PL114B076F2F7AA761&feature=player_embedded

"The Virtual Revolution" - Full Documentary here or on Youtube ( in 4 episodes). (see disclaimer below)

"Twenty years on from the invention of the World Wide Web, Dr Aleks Krotoski looks at how it is reshaping almost every aspect of our lives.Joined by some of the web’s biggest names – including the founders of Facebook, Twitter, Amazon, Apple and Microsoft, and the web’s inventor – she explores how far the web has lived up to its early promise". Watch the documentary here:

http://topdocumentaryfilms.com/virtual-revolution/ (full documentary)

This bellow is episode 1. The others (4) are in the same page.
http://www.youtube.com/watch?v=NPD4Ep_J81k&list=PL114B076F2F7AA761&feature=player_embedded

Disclaimer:

None of the audio/visual content is hosted on this blog. All media is embedded from other sites such as GoogleVideo, YouTube, MegaVideo, Youku etc. Therefore, this blog has no control over the copyright issues of the streaming media.
All issues concerning copyright violations should be aimed at the sites hosting the material. This blog does not host any of the streaming media and the owner has not uploaded any of the material to the video hosting servers. Anyone can find the same content on Google Video or YouTube by them selves.
The owner of this blog cannot know which documentaries are in public domain, which has been uploaded to e.g. YouTube by the owner and which has been uploaded without permission and is therefore willing to remove any violating material immediately upon request. The copyright owner must further contact the source if he wants his material off the Internet completely.

International Journal of Communication

International Journal of Communication
Manuel Castells. editor fundador (original editor)