quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Brasil cai de 6ª para 7ª maior economia mundial


                                                                  Por Sergio da Motta e Albuquerque



O centro de pesquisas de economia e negócios da Inglaterra informou que o Brasil já não é mais a 6ª economia do mundo. Perdemos dos Ingleses, graças à valorização extrema do dólar (11%) e ao desempenho medíocre de nossa economia em 2012. Agora estamos em 7º lugar entre as maiores economias.

A Consultoria britânica acredita que “o dinamismo da nossa economia fará com que o Brasil volte a crescer mais rapidamente e deverá voltar a ultrapassar os britânicos em 2014”, informou o “Último Segundo” (26/12). Mas a situação aqui não anda boa, do ponto de vista do planejamento. Infelizmente tenho que concordar com o conservador periódico “Economist”, que registrou nossa fragilidade de crescimento baseado no consumo e na apreciação das commodities. A queda do preço das matérias-primas, o baixo investimento do país, e mais as dificuldades do “custo Brasil” (segundo o jornal inglês, “burocracia, impostos altos, crédito caro, infraestrutura em frangalhos e câmbio sobrevalorizado fazem o país ser dolorosamente caro para negociar”).

Infelizmente, eles parecem ter razão. O governo Dilma sentou em cima do pleno emprego e das políticas sociais e não fez mais nada. Foi como FHC, que usurpou a estabilidade da moeda, conseguida por Gustavo Franco no governo anterior ao seu, e também nada fez além de propagar a conquista de outros com se fosse sua. A estabilidade da moeda veio no governo de Itamar Franco. E viria de um jeito ou de outro. A  estabilização monetária via dolarização era um fato inevitável. O Brasil só ajustou-se a ela.

Não vamos crescer com tanta dependência das compras da China em matérias primas. Não vamos crescer a gerar empregos de baixa qualificação e sem a incorporação da inovação tecnológica. Não vamos crescer se não formos ambiciosos e acreditarmos que podemos educar a nossa população. Precisamos de engenheiros de produção com formação rápida para comandar linhas de montagens da Ásia (que agora começam a chegar ao país, como a Foxconn, de Taiwan). Sem isso, não haverá crescimento nos setores de ponta, criação de empregos qualificados e produção de bens de alto valor agregado.

Baixar a taxa de juros através dos brandes bancos estatais só aumentará o endividamento das famílias. O poder de consumo das classes emergentes não basta para alavancar o crescimento do país de modo contínuo e estável. Todo apoio as políticas sociais que tanto favoreceram a população mais pobre, mas sem um planejamento mais ousado não iremos adiante.


União Mundial de Blogueiros

Tech online

Tech online

especializada em alta-tecnologia

Uma das publicações mais procuradas

A revista mais irada dos nerds!

Arte e técnica: o melhor nas high-tech notícias

Notícias do mundo digital

Notícias do mundo digital
era um site de downloads...

A revista das redes sociais

Info Online - Em Português

El País em Português

O grande de New York

Fogueira das Vaidades

Revista muito respeitada

Portal de Notícias do IG

The Guardian. Um dos melhores.

Parlez-vous?


Documentário "A Revolução digital" - The Digital Revolution"

Assista o documentário apresentado pela Drª Aleks Krototsky, que mostra a evolução da web. Ela traz os maiores nomes da rede, como Tim Berners-Lee, e os presidentes das maiores companhias da internet, para entendermos como ela vem mudando nossas vidas. E como vem sendo transformada de uma grande empreitada coletiva internacional, num "jardim murado", que é propriedade das grandes companhias da web. Teria ela fugido de sua finalidade original? Onde nos leva a experiência com a internet?
Assista ele todo aqui:
http://topdocumentaryfilms.com/virtual-revolution/

Este abaixo é o episódio 1. os outros estão na mesma página (são 4 no total).

http://www.youtube.com/watch?v=NPD4Ep_J81k&list=PL114B076F2F7AA761&feature=player_embedded

"The Virtual Revolution" - Full Documentary here or on Youtube ( in 4 episodes). (see disclaimer below)

"Twenty years on from the invention of the World Wide Web, Dr Aleks Krotoski looks at how it is reshaping almost every aspect of our lives.Joined by some of the web’s biggest names – including the founders of Facebook, Twitter, Amazon, Apple and Microsoft, and the web’s inventor – she explores how far the web has lived up to its early promise". Watch the documentary here:

http://topdocumentaryfilms.com/virtual-revolution/ (full documentary)

This bellow is episode 1. The others (4) are in the same page.
http://www.youtube.com/watch?v=NPD4Ep_J81k&list=PL114B076F2F7AA761&feature=player_embedded

Disclaimer:

None of the audio/visual content is hosted on this blog. All media is embedded from other sites such as GoogleVideo, YouTube, MegaVideo, Youku etc. Therefore, this blog has no control over the copyright issues of the streaming media.
All issues concerning copyright violations should be aimed at the sites hosting the material. This blog does not host any of the streaming media and the owner has not uploaded any of the material to the video hosting servers. Anyone can find the same content on Google Video or YouTube by them selves.
The owner of this blog cannot know which documentaries are in public domain, which has been uploaded to e.g. YouTube by the owner and which has been uploaded without permission and is therefore willing to remove any violating material immediately upon request. The copyright owner must further contact the source if he wants his material off the Internet completely.

International Journal of Communication

International Journal of Communication
Manuel Castells. editor fundador (original editor)